sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pedagogia na Empresa: cenários e tendências para o mercado de trabalho

A mundialização dos mercados e os avanços tecnológicos que vivenciamos impuseram aos profissionais das mais diversas áreas a necessidade de atualizar os seus conhecimentos e adequá-los à nova dinâmica socioeconômica, cujo enfoque privilegia o desenvolvimento de competências e habilidades específicas aos ambientes organizacionais, ao mesmo tempo em que exige uma atuação diferenciada em um contínuo processo de aprendizagem, tanto organizacional quanto individual. Assim sendo, as organizações em geral, tenham fins lucrativos ou não, se pensam atualmente como organizações que aprendem abrindo novos espaços para a atuação pedagógica. Assim sendo, não só o pedagogo, que é mister reconhecer possuir uma formação mais específica e consiste no trato com o fenômeno educacional intencional, como também quaisquer profissionais que pretendam estar em consonância com as demandas do mercado laboral, poderão investir em sua formação pedagógica com vistas a ampliarem suas competências e se tornarem mais competitivos.
Nessa perspectiva, o Curso de Especialização latu sensu em Pedagogia Empresarial que se propõe, configura-se como uma resposta a uma dessas demandas, situando o profissional que deseja atuar nesses cenários como pedagogo empresarial, ou seja, no campo da ação pedagógica extra-escolar. Cumpre ressaltar que essa atuação, ainda que extrapole o campo da ação pedagógica escolar, não se restringe à composição de equipes de recursos humanos e todas as atividades específicas ao ambiente organizacional, que se inicia nos processos de gestão de pessoas (agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar). Sua ação se estende à gestão de projetos pedagógicos, suporte a treinamentos diversos, formação de equipes no trabalho cotidiano, liderança, marketing educacional, metodologia de pesquisa aplicada ao ambiente organizacional, endomarketing, enfim, o pedagogo empresarial tem potencial para apresentar o diferencial competitivo em quaisquer espaços educativos formais ou não-formais, desde que a intencionalidade da aprendizagem esteja presente.
Enriquecendo essa “multifuncionalidade”, ainda é possível acrescentar a capacidade de atuar efetivamente em programas sociais diversos, de lazer e de animação cultural, na televisão, no rádio, na produção de vídeos, filmes e softwares educativos, na construção de brinquedotecas, nas editoras e em serviços de consultoria (em equipe ou autonomamente) que abrangem, desde a função de auditor à mediação, orientação e coordenação dos processos de contratação em empresas especializadas em recolocação profissional, outplacement e headhunter.
Como parte da pertinência dessa proposta, a UNIVERSO é pioneira em Pernambuco no que concerne ao oferecimento do curso de Pedagogia com a disciplina Pedagogia Empresarial e mesmo com uma carga horária de 60 h em dois semestres, tem suscitado curiosidade e desejo de “saber mais” sobre as organizações não-escolares e seu modus operandi. Além do mais, os concursos que empresas como a Petrobrás e a CHESF realizam, nos quais é oportunizada a participação do pedagogo e a forma como trabalhamos os conteúdos dessa área em nossas aulas de Pedagogia Empresarial, tornam-se um convite àqueles que se entusiasmam e querem enriquecer e ampliar seus conhecimentos com vistas à inserção e sustentabilidade no mercado do trabalho.
Concluindo, o curso em tela, propõe um cenário em que a partir de uma construção teórico-prática o profissional, pedagogo ou não, se perceba como um pedagogo empresarial e, portanto, gestor de sua performance e de sua atuação em equipes de Gestão de Pessoas com foco nos negócios da organização em que atuar, onde construirá diuturnamente conhecimentos básicos que permitirão sua ascensão pessoal e funcional. Imprescindível acrescentar a essa visão, o paradigma da incompletude, pois é se pensando como ser inconcluso (portanto, eterno aprendiz) e parte de um coletivo, que este profissional desenvolverá a co-responsabilidade como princípio geral e uma atuação pautada em atitudes/ ações como a solidariedade, o respeito, a justiça e o diálogo.
Por Tânia Maria da Silva, mestre em Educação e professora da Universo/Recife.

2 comentários:

  1. -Estamos vivendo especialmente em Pernambuco, um momento próspero como nunca existiu na história do nosso estado. Quem viu alguns ciclos econômicos como eu, sabe o que estou falando.
    Estamos nos "libertando" no que se refere à empregabilidade e a quantidade de oportunidades profissionais e de negócios, da indústria do açucar,de alguns oligopólios, além dos empregos no serviço público.
    Por isso, quem estiver preparado nesse mercado de tantas oportunidades em capacitação de profissionais, estará "surfando" numa onda de prosperidade e de chances, em oferecer serviços
    para qualificação comportamental, técnica e ambiental.Para ser bem objetivo, listo a seguir a quantidade de empresas que farão parte desse momento: Mais uma fábrica da AMBEV em Itapisuma, A Petroquímica de Suape, a refinaria Abreu e Lima,, a Fiat e mais 52 outras empresasas que virão no seu rastro, dois novos estaleiros, mais uma siderurgia, fábrica de hemoderivados etc.
    E com isso, quero deixar bem claro, que a formação em pedagogia empresarial vai abrir muitas portas e ser uma das especializações com muita demanda nesse cenário desse "novo Pernambuco". Parabéns a todos alunos(as) dessa pós.Sucesso!
    Silvio Broxado - Professor da Disciplina Comportamento Organizacional, da Universo - Campi - Recife-PE.
    (81) 9966-0005

    ResponderExcluir
  2. É Isso aí Silvio! a hora é essa! concordamos plenamente, até porque, temos que estar preparadospara aproveitar essa oportunidade ímpar em nosso Estado.

    ResponderExcluir